Aguarde...

Benvindos Freguesia da Luz - Lagos

Turismo

Nesta vila, encontra-se a Praia da Luz, perto da fortaleza e da Igreja de Nossa Senhora da Luz. Junto ao mar, existe uma calçada, onde os visitantes podem caminhar e sentar-se em bancos voltados para a água, o que lhes confere uma vista pitoresca.

 

No percurso da calçada, existem ruínas romanas, que podem ser visitadas diariamente. As ruínas encontram-se encostadas a um muro longo, do lado do mar, e a diversas casas de habitação, do lado de terra. Junto delas encontra-se uma planta explicativa da organização original das termas, sendo assim possível distinguir as suas diversas secções, como, por exemplo, o frigidário.

 

Devido à existência da praia, a localidade é visitada por inúmeros turistas, portugueses e estrangeiros, sendo estes últimos sobretudo de origem britânica. A presença elevada de turistas e também de residentes desta nacionalidade originou a abertura de diversos bares e de outros estabelecimentos turísticos vincadamente ingleses.

 

LOCAIS A VISITAR

 

• Igreja de Nossa Senhora da Luz

A Igreja de Nossa Senhora da Luz  é uma igreja situada na vila da Luz, em Lagos, na região do Algarve, em Portugal.

Não se sabe em que ano a ermida, hoje capela-mor, foi edificada. Sabe-se, no entanto, que a imagem de Nossa Senhora da Luz foi cativa dos mouros, quando estes frequentavam a baía de Lagos. No zimbório da capela-mor, pode ler-se 1521 e algumas letras góticas, cujo significado se desconhece.

 

Após ter sido a imagem de Nossa Senhora da Luz resgatada dos mouros, o rei enviou-a para a sua igreja, tendo mandado construir uma defensão em volta da igreja e a fortaleza, para assim a proteger.

O corpo da igreja foi construído no ano de 1874, sob supervisão de João Marreiros Neto. Na parte de trás lateral norte, encontrava-se o cemitério, local onde hoje se encontra um pequeno jardim. A torre da igreja foi mandada construir pelo povo, que também comprou o relógio da torre.

No corpo da igreja, existiam quatro altares, dois à direita e dois à esquerda. Do lado direito, encontrava-se o altar das almas e São Pedro. Do lado esquerdo, encontrava-se o altar de Nossa Senhora da Conceição, juntamente com a Nossa Senhora da Encarnação (imagem que voltou, entretanto, para a capela de Espiche) e o altar da Nossa Senhora do Rosário, havendo do mesmo lado esquerdo um púlpito.

Na capela-mor, encontram-se Nossa Senhora da Luz e, em cada um dos seus lados, São Romão e Santo Estêvão.

Nesta igreja, existe uma pia baptismal única na região algarvia, com sete quinas que significam os sete sacramentos.

A igreja possui uma localização pitoresca, muito perto do mar, sendo possível contemplá-la em conjunto com este.

 

• Estação Arqueológica Romana da Praia da Luz

A Estação Arqueológica Romana da Praia da Luz, igualmente conhecida como Ruínas Romanas da Luz, é um sítio arqueológico localizado na vila da Luz, no Concelho de Lagos, em Portugal. É formado pelas ruínas de um edifício balnear e vários tanques para salga de peixe, estes últimos encobertos por um edifício residencial moderno. Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1992.

 

• Fortaleza da Luz

A Fortaleza da Luz, é um edifício histórico na vila da Luz, parte do concelho de Lagos, na região do Algarve, em Portugal. A fortaleza está construída num local conhecido como a Ponta da Calheta. É considerada um dos melhores exemplos da arquitectura militar do Século XVII, na região do Algarve.  Apresenta uma planta de forma poligonal com quatro baluartes angulosos, solução arquitectónica que foi igualmente utilizada em diversos outros fortes ao longo da costa portuguesa

 

• Praia da Luz

A magnífica Praia da Luz, com o seu generoso banco de areias macias, emoldurada pela falésia que ostenta o marco geodésico e pelo casario branco da antiga aldeia piscatória é uma praia acessível a portadores com mobilidade reduzida, conta com apoios e vigilância de praia. A praia em si está dividida em duas partes, uma com areia fina e branca, característica da região, e a outra com rochas, oferecendo ainda um ambiente exótico proporcionado pelas palmeiras que recordam outras paragens tropicais. A água é limpa e transparente.

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.