Aguarde...

Benvindos Freguesia da Luz - Lagos

Heráldica

 

Ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo

 

Brasão - Escudo de azul, dois figos de ouro abertos de vermelho, alinhados em faixa; movente do chefe, sol de ouro em seu esplendor; contra-chefe ondeado de prata e verde, de cinco tiras, tendo brocante peixe de vermelho. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro : " LUZ - LAGOS ".

 

Bandeira - Branca. Cordão de borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.

 

Selo - Nos termos da lei, com legenda: «JUNTA DE FREGUESIA DA LUZ - LAGOS».

 

  • A existência do SOL significará a preponderância do mesmo na área geográfica da Freguesia e internacionalmente conhecido pelas temperaturas que nos oferece anualmente.
  • Os FIGOS representarão a ligação da Freguesia ao Algarveancestal e à existência nesta de uma área ligada ao campo e aos produtos de sequeiro constituindo estes um manifesto símbolo de riqueza dos produtos que o campo outrora oferecia aos homens e mulheres desta Freguesia e do Algarve em geral, sendo um dos principais produtos de consumo e de exportação para toda a Europa da Idade Média.
  • A referência do PEIXE significará a grande quantidade de capturas de pescado que outrora se faziam nas águas da Freguesia.
  • A conjunção de METAIS NOBRES (ouro e prata) e os cromatismos associados aos mesmos (vermelho, verde e azul) induzem-nos que estamos em presença de um dos mais elaborados projectos de Ordenação Heráldica jamais conseguidos para uma Junta de Freguesia.

 

 

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.